sábado, 26 de janeiro de 2008

1- -Zeus O DEUS E GOVERNANTE DO OLIMPO

Primeiramente havia o CAOS, uma forma vaga, indefinível, indescritível, onde todos os princípios dos seres humanos se misturavam e se confundiam. Caos era uma divindade rudimentar, capaz de gerar sozinha. Gerou primeiro a noite e depois Ébano que se casaram.
Dessa união nasceram Áiter ( o Éter) e Hemera (o dia).
Caos, sem se unir a divindade nenhuma, gerou tudo quanto é doloroso no mundo: Hipos (o Sono), Ôneiros ( o Sonho), Momo (o sarcasmo acrimonioso), as Hespérides (guardiãs do pomo de ouro), Gera ( a Velhice), Apate ( o Engano).
Gaia é a deusa que nasce imediatamente após o Caos e, também sozinha, gera Urano.
A partir da união entre Caos e Gaia, a fecundação deixa de ser “mágica”, aproximando cada vez mais homens e deuses.
A cada nova geração de deuses são acrescentadas mais características humanas e as características divinas vão desaparecendo até se reduzirem à onipotência e imortalidade.
Seguindo essa linha de pensamento, podemos dizer que muitos deuses foram “reis do universo”, entretanto, nenhum poderia se fixar se não fosse humano o bastante para atender o desejo dos homens em ter como divindade-governante um homem com algumas características divinas.
Zeus se torna o deus-governante do mundo material e espiritual por ser ele o deus que possui característica humanas sem deixar de possuir os “dons especiais” dos deuses.




1.1- O deus consagrado pelos homens


Todas as sociedades primitivas criaram deuses para explicar os fenômenos da natureza e, por ser a sociedade grega a mais humanizada da era pagã, criou deuses os mais próximos possíveis da sua realidade.
Como pudemos constatar na árvore genealógica de Zeus, e mesmo no item anterior, existiam deuses antecessores, entretanto Zeus foi consagrado como deus maior da mitologia grega. Tal fato é facilmente explicado por Platão quando diz que quatro gerações são necessárias para apagar um mal feito.
Passando as leis dos homens para a criação dos deuses, poderíamos dizer que a deusa Gaia era uma divindade totalmente suprema aos homens, pois do nada foi criada e do nada criou.
O único pecado de Gaia foi também o mais grave: Estar tão acima dos homens que de ninguém precisaria para nascer ou conceber, para a sociedade grega um pecado imperdoável e inconcebível. Quatro gerações(3) sucederam-se para “humanizar” os deuses e “apagar” sua total supremacia.
Antes de Zeus as divindades poderiam estar em todos os lugares ou em lugar nenhum. Zeus constitui e organiza as ordens divinas, estabelecendo no Olimpo uma hierarquia social muito parecida com a vigente na Grécia.




1.2- Zeus, o mito


Conta a lenda(4) que Zeus nasceu em Arcádia e que foi criado em Creta, onde Rea, sua mãe, o deixou aos cuidados dos Curentes(5) e das Ninfas(6). Lá, sua ama de leite foi a cabra Almatéia, que, numa variante da lenda, era uma Ninfa. A pele dessa cabra, depois de morta, serviu de proteção a Zeus sob o nome de Égide. No mesmo local as abelhas alimentaram o Zeus-menino.
Chegando à idade adulta, Zeus resolveu conquistar o poder até então exercido por Cronos. Com esse objetivo, consultou Metis(8) que lhe deu uma uma droga mágica que faz com que Cronos vomite os filhos de Rea, engolidos logo após terem nascido. De volta à vida, seus irmãos contribuem decisivamente para a vitória de Zeus(9).
Sobre os seus “dons divinos” podemos dizer que Zeus é especialmente o deus da luz, do céu e dos raios, mas assemelha-se de um modo geral com o céu e os seus fenômenos (na tríade em que Apolo se identifica com o sol e Posseidon com o mar). Zeus era o filho mais novo do titã Cronos e de Rea e um dos deuses olímpicos.
Fazendo uma pequena observação sobre o texto acima podemos, de imediato, notar que três fenômenos da natureza são explicados pela presença de deuses:
- Os fenômenos do céu (a chuva, os raios...) são atribuídos a Zeus;
- O nascimento do sol, que sempre fascinou os povos primitivos, foi explicado na Grécia pela presença de um deus que o coloca e o retira do céu;
- A revolta dos mares (as ondas, os maremotos...) também é atribuído a um deus.




1.3- Os mitos antecessores


a) Gaia


Personificação da terra como gerador das raças divinas. A terra fecunda, gera todas as sementes de onde nascerão todos os deuses olímpicos.
Nascida imediatamente após Caos gerou sozinha:
- Urano (o céu) que a cobriu;
- as montanhas;
- Ponto (o mar).
Depois se unindo a Urano, gerou os deuses propriamente ditos.
Sobre esse parágrafo de Gaia podemos dizer que, primeiramente aparecem, como nas outras culturas primitivas, a deusa Terra, o deus Céu e o deus Mar. O que difere os deuses gregos dos demais é que na Grécia eles possuíam uma personificação.


b) Urano


O céu personificado. Filho e esposo de Gaia, com a qual teve numerosos filhos. Gaia, cansada de procriar, pede proteção aos filhos contra a insaciabilidade amorosa de Urano.
Cronos, o filho mais novo, é o único a concordar e, armado com uma foice, arruma uma emboscada, castra-o e lança os seus testículos ao mar.
O sangue saído do ferimento cai sobre Gaia fecundando-a e dando origem às fúrias.
Sobre a lenda de Urano, pode-se dizer que foi a primeira vez que é atribuído aos deuses atitudes e sentimentos tipicamente humanos tais como raiva, vingança, furor sexual.
Temos sobre essa lenda a censura feroz de Platão quando diz ser o episódio uma invenção do poeta Hesíodo e, mesmo que fosse verdade, não deveria ser divulgado, pois “denigre a imagem dos deuses perante aos homens”.




c) Cronos


Filho de Urano e Gaia. Pertence à raça dos titãs. Após ferir seu pai, destrona-o, passando à condição de rei dos deuses e senhor do mundo. Cronos casou-se com Rea, sua irmã e, na sua onisciência, sabia que seria destronado por um de seus filhos, logo após o nascimento. Rea, sentindo o nascimento de Zeus, resolve dar à luz às escondidas.
No outro dia deu uma pedra envolvida em fraldas para o marido.

Um comentário:

Roderick Verden disse...

Sempre gostei muito de mitologia, embora não seja um conhecedor do assunto. Pobre Urano! Quem mandou só pensar 'naquilo'?rs. E Cronos foi bem cruel. Bem ambicioso, não?

Parabéns pelo post.