sábado, 26 de janeiro de 2008

Conclusão

Após uma série de leitura e estudos, chegou à conclusão de que é muito difícil traçar um só perfil sobre os deuses ou mesmo sobre o seu deus maior, Zeus.
Nas inúmeras obras de poetas gregos o “deus maior” aparece com muitas faces: a do deus justo, capaz de promover a harmonia cósmica; o vingativo que faz de tudo para derrotar os inimigos, usando para isso métodos pouco ortodoxos; e o deus interesseiro que protege apenas aqueles que lhe prestam oferendas. Sobre todos esses “Zeus” concluímos que ele é um deus-humano, com seus vícios e virtudes.
Todas as manifestações artísticas da Grécia estão intimamente ligadas aos homens e suas leis. O apogeu, por assim dizer, da humanização da cultura grega foi o período helenístico, quando os deuses assumiram totalmente posturas dos humanos.
É importante lembrar que mitologia e arte têm movimentos de ascensão contrários e paralelos. Isto é, quando a mitologia está em ascensão, o artista é mero operário da arte, quando o artista ascende, a mitologia deixa de estar em seu foco principal.
A arte greco-mitológica pode ser dividida em três fases:
- A primeira ainda incorpora traços da rigidez egípcia, o que não nos causa nenhuma estranheza, pois toda arte começa seguindo modelos anteriores;
- A segunda fase poderíamos chamar de clássica, pois foi a época em que os deuses estão no apogeu. As formas rígidas começam a ganhar movimento e, para mim a fase mais fascinante, tanto na parte mitológica, quanto nas artes, pois convivem juntas a rigidez e a liberdade criadora. A humanização dos deuses e as críticas de Sócrates (divulgadas pelo seu discípulo Platão), caminham lado a lado.
- A terceira e última fase, cultua os homens ou os deuses-humanos. É também a arte pela arte, isto é, antes de cultuar deuses ou heróis, cultuam a sua arte. Até mesmo os poetas passam a escrever sobre as artes e sobre a vida dos artistas que, nas eras anteriores eram comparados a operários e pertenciam Às camadas mais humildes da sociedade grega.
O que ocorreu na Grécia nesse período foi uma decadência social, entretanto, não podemos dizer o mesmo da sua arte. Houve perdas e ganhos.
A mitologia quase que desaparece, mas os heróis estão em destaque.

Um comentário:

Roderick Verden disse...

Os deuses gregos eram bem intrigantes, vaidosos...