sábado, 26 de janeiro de 2008

2- A construção do Olimpo

Poderíamos dizer que à partir de Zeus inicia-se um novo capítulo na mitologia grega, porém, após uma exaustiva pesquisa, chega-se à conclusão que Zeus iniciou toda a mitologia e que todos os deuses e deusas anteriores forjam apenas o seu passado.
Nenhum deus possui uma lenda significativa a não ser que esteja ligado diretamente a Zeus. Nem mesmo os dicionários mitológicos registram muito mais que seus nomes, filiação, matrimônios e sua prole.
Sobre a união dos deuses, também podemos notar que cada um dos deuses primitivos só contraiu um matrimônio, enquanto Zeus casou-se seis vezes e teve incontáveis uniões ilícitas.
É importante notar que, dos doze deuses, filhos de Urano, apenas Cronos, pai de Zeus, possui uma lenda substancial registrada na maioria das fontes consultadas. Aos demais filhos de Cronos só é permitido ter uma lenda substancial em torno de Zeus, uma vez que é o único que “escapa” de ser engolido e ainda liberta os irmãos, portanto, não há nem mesmo vida para os demais filhos de Cronos até que Zeus chegue à idade adulta.
Zeus, após uma série de lutas, estabelece-se firmemente no poder e inicia uma nova geração, a geração Olímpica.


2.1- Zeus e suas esposas


A primeira esposa de Zeus foi Metis, cujo nome significa Prudência. Filha de Oceano e Tetis, pertencia à geração pré-olímpica.
De Metis deveriam sair, por vontade do destino, os filhos mais sábios dentre todos, entretanto, deveria dar a luz a um deus que seria rei dos homens e dos deuses(10). Zeus, prevenido por Urano e Gaia, engole a mulher grávida. No momento do parto, Zeus deu ordens a Hefesto (deus do fogo) para fender-lhe a cabeça ao meio e dela saiu a deusa Atena que, por estar dentro de Zeus, conhecia o que significava felicidade ou infelicidade para o deus.
A segunda união de Zeus foi com Temis, que foi mãe não só das Horas: Eunômia (disciplina), Dike (justiça) e Eirene (paz), “que velam as obras dos homens mortais”; como também das moiras: Cloto, Sáquesis e Átropos, “que sozinhas dão aos homens mortais a felicidade ou infelicidade”.
Eurídone, filha de Oceano, “deusa de sedutora beleza”, deu ao deus três filhas (as Graças ou Cárites): Aglaé, Eufrosia e a amável Tália.
Zeus sucumbiu, também, no leito de Deméter. Esta concebeu Perséfone que, na versão mais conhecida de sua lenda, foi raptada por Hades (deus do “inferno”)(11). Deméter, transtornada com o desaparecimento da filha, perambula por toda Grécia à sua procura. Comovido com o desespero de Deméter, Zeus dá ordens para que Hades a devolva, porém já era tarde, pois Perséfone já havia quebrado o jejum do inferno (12) comendo um grão de romã. Em uma tentativa conciliatória, Zeus decide que a deusa deveria passar parte do ano no “reino dos mortos” e outra parte com sua mãe.
Amou ainda Mnemosine, “a deusa dos belos cabelos” e foi dela que nasceram as nove Musas “de dourada fronte”, que se divertem “com a alegria de cantar e dançar”.
À procura da mulher ideal, Zeus uniu-se a Setó (deusa da geração mais antiga – filha de Caio e Febe). De Setó nasceram Apolo e Artemis que, segundo o poeta grego Hesíodo, “são os mais maravilhosos dentre os descendentes de Urano”. Apolo era patrono da profecia, da arte de usar arco e flecha, da juventude e da medicina, sendo também deus da claridade e aparecendo às vezes como a divindade protetora dos rebanhos. Ártemis, irmã gêmea de Apolo, a exemplo de seu irmão, manejava perfeitamente o arco e flecha.
Após tantas uniões, Zeus uniu-se a Hera que, por amor, tornou-se sua derradeira esposa. As relações de Hera com Zeus caracterizavam-se por ciúme doentio e feroz. Desta união nasceram Hebe (deusa da juventude), Ares (deus da guerra, “sedento de sangue e ansioso por carnificinas”) e Ilíadia (“divindade protetora das parturientes”). Em uma relação amorosa com Zeus, quando Cronos ainda era o rei do universo, a deusa concebeu Hefesto.
Logo após o seu nascimento, Hefesto foi entregue a Cedalion (um habitante da ilha de Maxo) para aprender com ele a arte de trabalhar com metais.
Zeus teve também inúmeras ligações ilícitas das quais nasceram vários deuses e heróis.

Um comentário:

Roderick Verden disse...

É, Zeus era um devasso! rs