quinta-feira, 2 de julho de 2009

Precisar X Necessitar


O ser humano tem mania de misturar as duas coisas: Precisar não é o mesmo que necessitar.
Necessitar = não conseguir viver sem;
Precisar = Querer muito uma coisa, mas poder viver sem ela.
Eu tinha uma professora de psicologia na faculdade que classificava as necessidades dos seres humanos em 5: comer, beber, urinar, defecar e fazer sexo.
Essas seriam as 5 coisas, segundo ela, mantêm o corpo e a mente saudável.
As quatro primeiras são necessidades basicamente corporais, sem as quais o ser humano morre, mas o incauto leitor pode dizer que ninguém morre se não satisfizer suas necessidades sexuais e é ai que o ser humano se engana.
Um ser humano adulto que, por algum motivo, não consiga satisfazer as suas necessidades sexuais acaba adoecendo, primeiro mentalmente, depois seu corpo adoece.
O sexo deve acontecer regularmente e não furtivamente, pois estimula a auto-estima, estimula o sistema nervoso e muscular, ajuda no fluxo sanguíneo e faz muito bem para a pele.
Alguns podem pensar que a professora que fez tal afirmativa fosse alguma “tarada” ou ninfomaníaca, mas, na verdade era uma senhora que já tinha passado muito o tempo de se aposentar e que até cochilava enquanto dava aulas. Isso sem contar os inúmeros problemas de saúde como diabetes, pressão alta,...
Não se sabe exatamente qual relação que existe entre a depressão e a falta de sexo, mas certamente o deprimido não o pratica com regularidade.
Dias desses estava conversando com uma amiga e ela me disse que o seu marido não a procurava fazia muito tempo. Depois de investigar todas as causas físicas, resolveram investigar as causas psicológicas.
Lógico que a essa altura a minha amiga já tinha pensado em todo tipo de causa real para o problema. Coisas do tipo: “meu marido tem uma amante”, “meu marido tem outra família”, “eu estou tão baranga que ele não sente mais desejo por mim”, “ele virou gay” e toda sorte de absurdos que uma mulher normal pensaria.
O fato é que depois de algumas sessões de análises e um monte de dinheiro entregue ao analista, chegou-se a conclusão de que o marido de minha amiga estava com DEPRESSÃO SEXUAL.
Eu juro que nunca tinha ouvido falar nessa modalidade de depressão.
Sempre ouvi dizer que depressão pode causar falta de apetite sexual, mas que tinha virado uma nova modalidade de depressão, isso para mim era novidade.
Como doença do século, muitos estão explorando e lucrando com a depressão e o deprimido.
A quantidade de livros de auto ajuda é realmente assustadora, mas como tratar a tal “depressão sexual”?
Cheguei a perguntar se o marido de minha amiga não estava fazendo terapia com alguma gostosa tarada, casada carente ou gay enrustido, mas a resposta era sempre: Não, não, não.
Tentando ajudar, disse a ela que comprasse uns livros de auto-ajuda para lermos juntas e encontrar uma maneira de lidar com a situação, afinal, nunca se sabe quem será a nova vítima da nova modalidade da doença.
Todos os livros falam basicamente as mesmas coisas, mas eu procurei me fixar em um em especial que estabelecia 7 metas para vencer a depressão e se tornar uma pessoa mais feliz.
Em linhas básicas era mais ou menos assim:
Meta 1:
Faça uma análise e consciente de tudo que te incomoda e te perturba. Se precisar olhe no espelho, converse com ele. Analise tudo que você considera que denigre a sua imagem. Não tenha vergonha de conversar com seu espelho.
Meta 2:
Procure exemplos de pessoas bem sucedidas, leia em revistas, jornais. Veja que eles demoraram anos para alcançar os seus objetivos, mas nunca desistiram. Note que a diferença entre vocês é apenas o entusiasmo.
Meta 3:
Encontre um objetivo, lute por ele não se importando com que as pessoas tenham a dizer, nunca desista. Não importa o tempo que tenha que perseverar, o que importa é a satisfação pessoal.
Meta 4:
Mesmo que os primeiros objetivos sejam difíceis de serem alcançados, você tem que acreditar que irá colher os louros do sucesso. Nunca deixe de acreditar em você. Nunca perca o entusiasmo e não deixe que o desânimo alheio te derrube.
Meta 5:
Não faça corpo mole, coloque mãos a obra, lembre-se que é o olho do dono que engorda o porco. Não tenha medo de se expor e trabalhe.
Meta 6:
Lembre-se que você é um ser único e especial e que, mesmo que a sua primeira tentativa não tenha dado certo, desanimar é sempre o pior caminho, é um retro cesso. Tente quantas vezes seja necessário.
Meta 7:
Se as suas metas foram alcançadas, nunca se esqueça das pessoas que te ajudaram na sua jornada, nunca subestime a menor das criaturas, divida a sua glória e conhecimento com todos. Lembre-se que ninguém chega sozinho a nenhum lugar.
Tentei fazer a minha adaptação para a situação e estabeleci as minhas metas adaptadas:
Meta 1(adaptada):
Faça uma análise e consciente de tudo que te incomoda e te perturba no seu piu-piu. Se precisar olhe e converse com ele. Analise tudo que você considera que denigre a sua imagem. Não tenha vergonha de conversar com seu piu-piu.
Meta 2 (adaptada):
Procure exemplos de piu-pius bem sucedidos, leia em revistas, jornais, veja filmes eróticos .Veja que eles demoraram para alcançar os seus objetivos, mas nunca desisteram. Note que a diferença entre vocês é apenas o entusiasmo.
Meta 3:
Encontre um objetivo, não importando o que as pessoas vão dizer, nem quanto tempo irá demorar, o importante é tentar, tentar, tentar teeeeeeeeeen...
Meta 4:
Mesmo que os primeiros objetivos sejam difíceis de serem alcançados, você tem que acreditar que irá colher os louros do sucesso. Nunca deixe de acreditar em seu piu-piu. Nunca perca o entusiasmo e não deixe que o desânimo alheio te derrube.
Meta 5:
Não faça corpo mole, você tem que colocar as mãos na massa e trabalhar duro. Não ache que o seu piu-piu pode fazer tudo sozinho, você tem que ajudar.
Meta 6:
Lembre-se que ele é um ser único e especial e que, mesmo que a sua primeira tentativa não tenha dado certo, desanimar é sempre o pior caminho, é um retrocesso. Tente quantas vezes seja necessário.
Meta 7:
Se as suas metas foram alcançadas, nunca se esqueça das pessoas que te ajudaram na sua jornada, nunca subestime a menor das criaturas, divida a sua glória e conhecimento com todos. Lembre-se que ninguém chega sozinho a nenhum lugar.
Depois de ler friamente a minha releitura das minhas “regrinhas” optei por abafar o caso e deixar o dito pelo não dito, pois o paciente poderia morrer da cura.
Melhor mesmo é rezar para que nossos maridos e namorados não sofram do mesmo mal.



Um comentário:

as disse...

muito boom parabéns !