quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Quero o meu direito



Na sexta-feira passada, saí da "província" de Guaratiba e fui para Itaipú buscar minha mãe para passar o feriado em minha casa.
Para quem mora no Rio de Janeiro e conhece, Guaratiba fica depois de Campo Grande, na Zona Oeste e só tem uma linha de ônibus que vai ao centro da cidade o 381.




É uma linha que a empresa diz que passa de 20 em 20 minutos, mas quem espera no ponto, sabe que esperar menos de 40 minutos é brincadeira ou sorte, por isso, sempre espero os 20 minutos da empresa, depois vou até Campo Grande e pego o trem, porque é mais rápido. Porém, na sexta-feira, de certa forma, dei sorte.
Pegar o 381 na sexta-feira, por si só já é um inferno, pois o que tem de pai pegando o filho para passar o final de semana é uma grandeza. E pai não sabe controlar 1 filho, quanto mais 2 ou 3..., mas nesse dia ainda foi pior, pois estávamos nas vésperas de um feriado.
Para me distrair, resolvi meter a cara na janela, toda encolhida no vidro, pois o motorista dessa linha é parente direto dos esquimós e adora um ar refrigerado, e fiquei olhando para a linda paisagem da Avenida Brasil.
Esse outdoor do pastor Malfafaia estava por toda a avenida - eu contei 57, dizem que são 600 ao todo.
E fiquei pensando: todas as pessoas que sabem ler, acabam lendo automaticamente.
Passei a reparar em cada mensagem religiosa que encontrava e chegue à conclusão que é impossível não louvar a deus, mesmo que inconscientemente e mesmo que você seja ateu.
Logo na frente do ônibus o motorista colocou: "Agradeço a Deus por mais um dia".
Todos que sabem ler, acabam agradecendo também!
Li salmos em sacolões, sem sequer saber que existiam.
Algumas pixações que falavam que apenas deus expulsa o demônio.
Um "esperto" imitou a letra do "Gentileza" e escreveu, em preto, salmos da bíblia, aproveitando a curiosidade daqueles que lêem "os escritos" do poeta urbano.
Sem comentar, "arquiva, abafa", os adesivos dos carros que falam que "foi deus que deu", "que deus é maravilhoso", etc....
Eu, que sempre questionei a existência desse deus, acabo louvando, agradecendo, dizendo mentalmente salmos...
Ouço tanto em falar de sinais demoníacos e de mensagens subliminares presentes em nosso dia que fico pensando quem realmente quer dominar o mundo.
Veja bem, todos os dias, faça chuva ou sol, tem um senhor que fica no alto da passarela de Campo Grande gritando que devemos nos arrepender, pois Jesus Cristo está chegando e só os que a ele se juntarem se salvarão.
Isso para mim soa como uma ameaça: Ou eu faço lavagem cerebral e me converto, concordando com todos os absurdos ditos por eles ou vou para o inferno.
Não que eu tenha medo, mas se inferno fosse um lugar muito bom não tinha esse nome.
Para todos os lugares que a gente olha tem algo para agradecer, para afirmar a existência de Cristo ou salmos a serem repetidos.
Tem horas que eu realmente preferia ser analfabeta, pois garantiria o meu direito de não crer.
Dias desses estava vendo o novo secretário de urbanismo falando que haverá um novo projeto para a cidade que afirmou que em seu novo projeto irá rever a construção de novos templos, pois parte do princípio que as pessoas que morarão em torno desses templos podem não pertencer a elas e podem se sentir coagidos.
Onde moro, dois centros espíritas fecharam porque foram destruídos por fiéis de uma igreja, seita, seja lá o que for.
Minha avó costumava dizer que não importava a sua religião, desde que deus fosse o seu objetivo, mas parece que hoje em dia essa lei não faz mais muito efeito.
Vejam o que aconteceu com o cantor evangélico Regis Danese: Lançou uma música que fez sucesso em todos os ritmos e agora o chamam de precursor do próprio capeta!!!
Esse pastor Malafaia, para mim, está fazendo uma campanha homofóbica e deveria ser processado!




Esse não parece o primeiro outdoor do pastor que causa polêmica.
Este que aparece acima foi o primeiro a causar confusão.
Tudo bem que a figura de Malafaia não é levada à sério por qualquer pessoa que tenha o mínimo de pensamento crítico, mas o que me leva a um novo temor: Quantas pessoas, hoje, no Brasil, ainda tem esse tipo de discernimento? 



Fala-se muito em diversidade religiosa e eu me lembro da frase de Henry Ford: "Você pode escolher a cor do seu Ford, desde que seja preta". Mais ou menos isso estão fazendo com a população brasileira: "Você pode escolher a sua religião, desde que seja evangélica para eu possa ter chamar de irmão."
É isso que está na bíblia deles?
Propagar o ódio para aqueles que não aceitam?
Nos obrigar a agradecer e sermos evangelizados com suas frase que nos bombardeiam mais vezes que uma metralhadora?
Se você não acredita, faça como eu: leia apenas o que achar extremamente necessário, pois vai está propagando um fé em que não acredita.


Nenhum comentário: