sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Desabafo



Eu ouvi dizer que quem não consegue dormir uma boa noite de sono acaba enlouquecendo e acho que isso pode acontecer comigo.
A maioria das vezes eu estou tão chateada comigo que não consigo dormir direito.
A maior parte das pessoas se chateia com outras pessoas, mas eu fico chateada comigo, pois se algo aconteceu, foi porque eu deixei acontecer.
Fala-se tanto em respeitar os direitos dos outros e de como você se torna uma pessoa extraordinária fazendo isso, mas, na prática, a história é bem outra.
Toda vez que você tem insônia e levanta da cama para não ficar se virando de um lado para outro e não acordar quem dorme ao seu lado, você se furta ao direito de conseguir dormir e se cometer um só erro no dia seguinte por estar com sono, aquela mesma pessoa vai te cobrar por isso – nem que seja um item que faltou na lista do mercado.
Se você atende ao telefone e fica ouvindo a outra pessoa se queixar o tempo todo de como ela é infeliz e de como o cachorro latiu, o gato miou e o passarinho cantou durante horas, dias, semanas e meses e um dia não se sente psicologicamente bem para ouvir e reclama, você deixa de ter valor na mesma hora, não importando quantas vezes você atendeu o telefone anteriormente.
Ninguém alivia nada de pessoas que não dizem claramente o que o incomoda.
Essa coisa de que as pessoas têm que ceder para tornar a vida de todos melhor é boa apenas na boca de algum psicólogo, tentando fazer mais uma pessoa submissa.
Muitos vão dizer que tudo isso que eu estou falando é coisa de uma pessoa tipicamente egoísta, mas posso afirmar que é justamente ao contrário: Eu sou um caso típico de pessoa que, mesmo contrariada, fez o que os outros queriam e hoje tento me libertar das amarras.
Eu me lembro de uma antiga propaganda de automóveis que dizia mais ou menos assim: “Maria amava Carlos, mas aceitou casar com João. Maria queria morar numa casa na praia, mas aceitou morar num apartamento na cidade. Maria preferia morar no 2º andar, mas aceitou morar no 13º... Maria queria comprar o carro tal, mas espere ai! Pelo menos o carro você pode escolher”.
É mais ou menos assim: Você vai aceitando fazer trocas até o ponto em que não se reconhece mais como pessoa e quando você resolve dar um basta, as pessoas não te levam à sério.
Isso vai te minando e você deixa de acreditar em você.
No final das contas, qualquer bêbado idiota se acha no direito de te mandar calar a boca e ir dormir.
Algumas pessoas, ao contrário do que dizem os psicanalistas, acham que você faz isso porque a situação é mais cômoda para você, quando, na verdade, é mais difícil aceitar atender um telefonema em hora inconveniente do que assistir a um filme, que era o que estava fazendo antes do telefone tocar.
As pessoas, de uma forma geral, não respeitam uma outra que age dessa forma.
Vejam esse caso: Está realmente fazendo um calor infernal. Como a gente mora em um condomínio, a garotada vai toda para a praça para escapar do calor. Eu, apesar de não conseguir dormir antes que meu filho esteja em casa, permito que ele fique. Nessa madrugada, mais precisamente às 03h30min da manhã, acordei com a faxina que ele resolveu dar na sala, quando eu pedi para parar ele começou a falar impropérios e reclamar até das teias de aranhas que tinha no local.
Ora, bolas! No horário de gente fazer faxina ele quer me ajudar!
Nunca me poupa em nada e nem o seu próprio prato lava, agora eu tenho que perder o sono porque ele resolveu fazer faxina de madrugada, mas também não era faxiiiiiiiiiiiiiiiiiiiina, porque se quisesse fazer algo de realmente útil, estaria lavando o banheiro ou a cozinha até o teto que é coisa pesada e de dia falta água para fazer. Ele estava mesmo querendo aparecer.
Eu, quando não consigo dormir, venho para a sala, tomo um café, fumo alguns cigarros, mas não fico acendendo a luz e nem fazendo barulho para acordar ninguém, afinal, ninguém tem culpa de eu não conseguir dormir, pelo menos era assim que eu pensava.
Eu pensava que tinha que respeitar o direito dele dormir até a hora que o conviesse, hoje acho que se ele acordar mais cedo, não vai ter calor que o impeça de dormir.
Agora são 7h08min e quem quer a ajuda dele para fazer a tal faxina sou eu!
“As histórias não têm a menor graça quando a gente se coloca do outro lado do muro.”
É muito simples dizer que sofre de insônia quando se demora um pouco mais para dormir, mas no final acaba ressonando.
Também não tem graça nenhum dizer que tem insônia e dormir até meio dia ou chegar em casa depois do trabalho e dormir no sofá.
Quero ver uma pessoa dormir tarde, porque meia noite já é outro dia, acordar com alguém incomodando à 03h00min da manhã e não dormir mais e ainda ter que fazer tudo sem a menor margem de erro para não ser cobrado por isso.
Deve ser por isso que eu não acho a menor graça em piadas.
Piada, para mim, é uma forma de discriminação. Numa piada há sempre um subjugado, sejam a loura, o negro, o judeu, os mais velhos, os ignorantes,...
Mas se a gente se colocar no lugar deles, a piada perde completamente a sua graça.
Engraçado é quem faz piada de si mesmo com o único intuito de fazer rir!
É fácil falar das teias de aranhas às 03h00min da manhã, dormir até o meio dia, almoçar, pegar uma roupa limpa, beber água geladinha e sair por ai “coçando o saco” até a hora que lhe der na telha!
Como eu a vida inteira me julguei culpada por não enxergar o que a vida estava me dando de bom e de ver sempre o “copo meio vazio”, sou obrigada a aturar essas coisas.
Obrigada não!
Isso é o que os psicólogos, psicoterapeutas querem que eu e qualquer pessoa normal acreditemos.
Essa coisa de discutir com psicoterapeutas é meio complicado, pois é certo que eles estudaram mais sobre o assunto do que você, mas a mente das pessoas não podem ser analisadas de maneira uniforme, pois cada um teve uma experiência de vida que o levou a pensar daquela forma e, talvez o que sirva para uma pessoa não sirva para mim e vice versa.
Estou afirmando que quem leva a sua vida seguindo conselhos de um terapeuta pode acabar esquizofrênico, pois eles tentam fazer de pessoas robôs.
Siga mais seus instintos e não concorde ou deixe que alguém tome decisões por você esperando algum reconhecimento, pois pode acabar à beira de um suicido.

Nenhum comentário: