domingo, 18 de maio de 2014

Um olhar sobre a violência nas manifestações populares





     A violência tem sido uma marca das últimas manifestações populares nas grandes capitais brasileiras. Grupos denominados pela imprensa como “Black blocs” foram acusados de incitar a violência, mas a verdade é que a população, em especial a mais jovem, tem agido de forma violenta nas manifestações.
     O brasileiro sempre foi considerado um povo pacífico “de uma terra onde tudo acaba em samba”, entretanto, nas manifestações ocorridas à partir da Copa das Confederações, em junho de 2013, grupos denominados “black blocs” promoveram  a destruição do patrimônio público e saques a lojas.
     Se fosse apenas um grupo independente, seria fácil identificar pelas imagens televisivas e tomar as providências cabíveis, mas a verdade é que a população, em especial a mais jovem e cansada de ser violentada diariamente pela falta de serviços públicos de qualidade, acaba apoiando tal grupo.
     A violência nas manifestações populares nada mais é  do que um reflexo de um povo reprimido e cansado de sofrer sem as condições básicas de vida e não serão bombas de gás  que irão parar essa população. Ao contrário, causarão mais revoltas.
     Não será com violência policial que o problema da violência nas manifestações populares será resolvido e sim trazendo para a educação, a saúde e o transporte público de qualidade para a vida dessa população cansada de promessas e que não enxerga mais a urna como a solução pacífica para seus problemas mais básicos.



Nenhum comentário: