segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Um dia no centro do Rio de Janeiro





Fazia muito tempo que eu não ia ao centro da cidade para andar despreocupadamente, aliás, acho que nunca o fiz.
Sempre vejo na TV que o centro da cidade é lindo que tem uma arquitetura memorável, porém, toda vez que vou lá estou com algum problema ou temerosa em ser assaltada.
Viver no Rio de Janeiro por si só já se tornou uma aventura!
Sempre que se pega um ônibus e se trafega pela Avenida Brasil não se sabe o que vai encontrar: Pode ser um louco que atira pedras enormes de um viaduto qualquer, pode ser um marido ciumento tentando seqüestrar o ônibus ou atear fogo na mesma, um simples assaltante ou um louco completo que resolve incendiar o ônibus.
Quando você consegue passar "calmamente" pela Avenida Brasil começa o drama de não saber se o morador de rua que está a sua frente é um simples "pobre coitado" ou se está de olho no que pode "faturar" de você.
Lógico que jamais partiria para uma "empreitada" como essa sozinha, mas como o meu amigo Ed é muito corajoso, nos convidou para tirar umas fotos no centro da cidade e eu achei realmente maravilhoso poder andar pelas ruas do Rio sem pensar em mais nada a não ser  em admirar a paisagem. 
Para mim foi uma grande surpresa poder reparar na reforma do Teatro Municipal. 
Depois poder ir ao MAM e ficar só "jiboiando" e observando o movimento.
Claro que o passeio não foi perfeito, pois a TIM estava gravando um novo comercial com "os homens azuis" e não nos deixaram fazer o caminho que queríamos.
O mais engraçado foi a maneira como o contra regra veio nos pedir para usar outro caminho. Segundo ele, nós deveríamos passar por trás dos trilhos, pois aquelas pessoas que estávamos vendo, até pareciam pessoas, mas eram figurantes.
Uai! Figurante não é gente?
Olha que eu prestei bastante atenção e eles se moviam, falavam, alguns pulavam numa pequena cama elástica, outros andavam de esqueite e eu jurava  que eram pessoas!
Aliás, os únicos que não pareciam gente eram os tais "homens azuis"! A maquilagem era tão pesada que pareciam mais bonecos do que gente!
Passado esse "contratempo", fomos ao monumento aos "pracinhas", tiramos mais algumas fotos e, depois almoçar.
O Rio de Janeiro é realmente um lugar muito especial mesmo!
Normalmente eu diria uma coisa dessas, mas hoje eu pude observar a beleza sem a preocupação de estar ou não sendo observada.
Lógico que tem muitos problemas. A população de rua é, sem dúvida o mais grave deles. 
As pessoas estão por todos os lados. Dormindo em bancos, papelões,   
sentados na frente de pontos turísticos, esfregando a triste realidade nacional em nossas caras.
A Cinelândia e a Estação das Barcas são pontos em que encontramos a maior concentração de moradores de rua, porém, eles estão em todos os lugares.
Mas hoje, especialmente de frente para essa linda paisagem, eu consegui ser feliz, apesar de tudo!

Nenhum comentário: