sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Tv aberta




A tv aberta está com uma enxurrada de repórteres fazendo perguntas idiotas e gritando com os seus entrevistados que é um absurdo!
De primeiro, esse tipo de atitude era tomada apenas pelos programas de humor, mas hoje em dia até um programa que se considera sério como o Esporte Espetacular está fazendo uso desse tipo de artifício.
Será que existe alguém nesse mundo que ache alguma graça em repórteres vestidos com ternos da década de 60 falando aos berros e ridicularizando seu entrevistado?
A pessoa que tem uma vida pública tem que ter uma paciência de Jó, pois ou aceita com bom humor as “brincadeiras” ou é considerado mal educado, antipático.
Na época do Pan-americano, o narrador âncora da Rede Globo, Galvão Bueno caiu na asneira de comentar que os jogadores de basquete brasileiro estavam comemorando a vitória com a “Dança do Siri”.
Como todos sabem a tal dança foi uma invenção do programa “Pânico na TV”, que na minha opinião é o programa de um mau gosto incrível, mas como hoje em dia tudo que é ruim parece fazer sucesso, tem a sua audiência.
O fato é que o coitado do narrador teve a sua vida particular invadida por dois “humoristas” do programa que passou a perseguí-lo por todos os lugares para obrigá-lo a realizar a tal dança. Difícil saber o que foi mais ridículo: se foi o apresentador fugindo dos humoristas ou a perseguição sem o menor cabimento.
Por ser famoso o narrador Galvão Bueno acabou sendo obrigado a dançar a tal dança ridícula, pois sua vida se tornou um verdadeiro inferno.
Para nossa sorte, programas desse tipo não duram muito tempo, pois normalmente o seu público é composto basicamente de adolescentes volúveis e ávidos de novidades. Esse é o lado bom da história, o ruim é que sempre aparece um programa pior para preencher o horário.
Aliás, fazer humor em nosso país está cada vez mais difícil porque tudo é considerado preconceito e passível de processo.
Há alguns anos um comediante chamado Tiririca lançou uma música que foi considerada racista e sabem o que eu acho mais impressionante?
É que o tal comediante também é afro-brasileiro! Como poderia ele estar falando contra suas raízes?
Neste carnaval uma escola de samba foi impedida de colocar um de seus carros alegóricos na Marquês de Sapucaí porque mostrava o holocausto. O carro alegórico mostrava o fato como algo terrível na história da humanidade, não fazia apologia ao facismo, ao racismo ou a qualquer outro ismo que possam se lembrar.
Uma pessoa pode ser considerada preconceituosa simplesmente por não gostar de um estilo musical.
Estamos criando uma censura bem pior do que no tempo da ditadura, pois na época, só não podia falar mal do governo, hoje não se pode falar nada.
Se você se sente incomodado com aquele irmão da igreja que te acorda todos os domingos pela manhã ao invés de xingá-lo, receba-o com um sorriso, pois não existe lei para proibi-lo de bater em sua porta, mas você pode ser considerado preconceituoso e ser enquadrado!
Eu que não sou boba nem nada desligo a campainha no sábado e durmo nos fundos da casa para não correr o risco de levantar e falar uns impropérios para a criatura logo pela manhã e acabar em alguma delegacia.
Agora eu fico pensando uma coisa: Eu sou uma pessoa comum e muitas vezes me sinto invadida na minha privacidade, agora vocês imaginem uma pessoa famosa o que deve sofrer.
Já se aprovam tantas leis nesse país, podiam aprovar uma lei determinando que o telemarketing estava proibido. Tem coisa mais chata do que ficar recusando uma série de produtos o dia inteiro?
Eu agora já decidi: Se o telefone toca e a pessoa pergunta com quem está falando ou se pode falar com a dona da casa eu vou logo dizendo que sou a empregada e que os patrões só chegam tarde da noite.
Eu sei que isso não se faz, que as pessoas estão trabalhando, mas eu não atendo nem a porta se a pessoa não falar o meu nome. A campainha queima de tanto tocar.
Quando eu comprei o meu terreno tive o cuidado de comprar em um condomínio fechado e bem no finalzinho, para não ser incomodada e mesmo assim sempre tem um chato para me encher.
Agora vocês imaginem uma pessoa famosa se nega a dar uma entrevista a um repórter chato e este manda jogar um caminhão cheio de areia no portão de sua residência. Acreditem, eu vi isso acontecer no mesmo programa que já citei.
Será possível que as pessoas perderam de vez o senso de ridículo?
Como eu costumo dizer, só tem espetáculo se houver platéia, portanto os grandes culpados por essa pouca vergonha é o povo que fica assistindo essas porcarias.
Se for falar sobre as porcarias que a tv aberta apresenta diariamente, vamos ficar aqui dias e dias e chegaremos à conclusão de que o que deveria entreter e divertir passou a ser apenas algo para fazer barulho quando estamos sozinhos em casa.
Os contratos mais baratos da tv a cabo, embora ainda deixe muito a desejar, ainda é a melhor opção.

Um comentário:

Maria Betânia disse...

Katita, muito pertinente teu desabafo e pra variar vou pegar mais esta dica com vc, as pessoas nos importunam p. tudo, é preciso por limite a isso, o pior é q temos q relevar, afinal somos "educados" e muitas vezes me pergunto até q ponto essas pessoas inconvenientes se prevalecem disso pra nos atormentar naquele q deveria ser de fato nosso lugar privado: O lar?